Quem somos

          Somos um Projeto social e filantrópica, que surgiu da necessidade de amenizar a situação das crianças e adolescentes de faixa etária de 09 a 15 anos, residente no bairro primavera. Um jovem se mobilizou e toda a comunidade aprovou a idéia.
Foi então que no dia 26 de novembro de 1996, iniciaram suas atividades através de jogos, isto é, o melhor meio para conquistar as 40 crianças e adolescentes inscritas e daí era aproveitada um momento antes dos jogos para desenvolver um trabalho religioso.
A Igreja católica muito contribui para o inicio e desenvolvimento do projeto.
Enfrentando as dificuldades de espaço físico, foram realizadas atividades em vários locais: Quartel de Policia, Escola Municipal Primavera II e Chico Mendes, área livre do Hospital Municipal. Finalmente o Projeto Esperança foi agraciado com um terreno, pelo irmão e companheiro Pe. Roberto Sibane (Pe. Robertinho), Italiano.
O Projeto Esperança iniciou suas atividades na sua sede própria em 2001, funcionando em dois horários, atendendo 50 alunos distribuídos em dois turnos: manhã e tarde.
Durante os anos de 2001 a 2006, foram realizadas as seguintes atividades: teatro, bijuteria, karatê, artesanato, capoeira, desenho, pintura, bordado, crochê, talhamento em madeira, futebol, pintura em tecido, horta, catequese, informática, assistência social e pedagógica.
No ano de 2002 foi implantado no Projeto a EIC - Escola de Informática e Cidadania, resultado de uma parceria com o CDI – Comitê para Democratização da Informática, com sede em Belém, que atende em uma sala com 5 (cinco) micro computadores, os alunos do Projeto e a comunidade em geral, oportunizando a todos os conhecimentos na área de informática e um melhor relacionamento do ser cidadão, transformando a visão de pessoas que dedica um pouquinho do seu tempo com trabalhos voluntários, pois a EIC hoje conta com o trabalho voluntário de vários educadores e monitores.
Os pais e responsáveis também fazem parte ativa no Projeto, participando de palestras, orientações, informáticas e atividades direcionadas exclusivamente a eles.
Atualmente o Projeto Esperança atende 120 crianças e adolescentes em dois horários, fizemos parcerias com Centro de Informática Básica, em Belém, assim conseguimos ampliar nossa sala de informática, de 5 (cinco) à 15 (quinze) computadores, aumentando e melhorando nosso atendimento.
O Projeto Esperança faz parte da Paróquia São Sebastião e tem como parceiros e colaboradores: Prefeitura Municipal, Banco do Brasil, Fundação Vale do Rio Doce, CIB (Centro de Informática Básica), Fundação Abrinq, Fundação Itaú Social,
CDI (Comitê para a Democratização da Informática), COMDCAP (Conselho Municipal dos Direito das Crianças e Adolescentes de Parauapebas), COMASP (Conselho Municipal de Assistência Social de Parauapebas), Clean Service, Comércios Local, SORRI Parauapebas e comunidade em geral.
O Projeto faz parte dos mais importantes Conselhos Municipais como: COMDCAP (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente de Parauapebas), COMASP (Conselho Municipal de Assistência Social de Parauapebas), Conselho da Bolsa Família, tendo um conselheiro titular e outro suplente em cada um, temos também um representante do Projeto Esperança, que representa também o COMDCAP, na Elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescente. A Coordenadora do Projeto Esperança faz parte do Conselho Paroquial da Paróquia São Sebastião.
O Projeto Esperança trabalha diretamente com a comunidade; Alugando ou cedendo seu espaço físico para várias entidades, órgãos, sindicatos e empresas, para realizações de festas, reuniões, encontros, atendimentos, jogos, ensaios, lazer, etc.